segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FESTA DOS ROMEIROS EM SOLIDÃO PE

Na cidade de Solidão, gruta guarda histórias de milagres e castigo 

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está localizado na área urbana de Solidão, num dos pontos mais altos da cidade (subida com 58 degraus) onde estão duas imagens: as de Nossa Senhora de Lourdes e a de Santa Bernadete. 

Diariamente, o santuário recebe a visita de fiéis de todo o Nordeste. Mas, é na terceira semana de outubro, quando acontece a Festa dos Romeiros, que a cidade é invadida por um grande número de visitantes. Nessa época, cerca de 15 mil pessoas vão à Solidão pagar promessas, fazer pedidos à santa ou simplesmente conhecer o local considerado sagrado. 

A história do santuário de Solidão começou em 1945, quando o padre francês Carlos Luís Cottart, que atuava no sertão pernambucano, decidiu colocar uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes numa gruta do então arruado que se chamava Conceição e pertencia ao município de Afogados da Ingazeira. 

Durante a construção do pedestal para a imagem, surgiu, entre as paredes rochosas da gruta, um olho d’`água que ninguém havia notado antes. Os moradores atribuíram o fato a um milagre e logo se espalhou a informação de que aquela água tinha poderes curativos. 

Antes mesmo de terminada a construção do santuário, começaram a acontecer ali várias celebrações religiosas. O local passou a ser visitado por pessoas da redondeza, que chegavam para acender velas à santa, pagar promessas ou coletar um pouco da água milagrosa. 

As notícias de graças alcançadas se espalharam e, pouco a pouco, o povoado passou a receber visitantes de todo o território pernambucano. Entre as décadas de 1950/70, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes viveu um período de intensa movimentação, com milhares de fiéis vindos de todo o Nordeste brasileiro. 

Entre as muitas histórias de milagres, os moradores de Solidão costumam lembrar um caso ocorrido na década de 1940, com o pedreiro Quintino Vicente Barbosa (seu Tintino), que trabalhou na construção do santuário. Um filho do pedreiro, de nome José, de cinco anos, que era paralítico e surdo-mudo, passou a andar e ouvir apenas 24 horas depois de banhado com a água que escorria da gruta. 

Mais recentemente, em 1979, uma criança de 11 anos e uma jovem de 18, moradoras da cidade de Arcoverde e ambas mudas, passaram a falar depois de rezar algumas horas aos pés da santa. 

Há, também, histórias de cegos que passaram a enxergar; pessoas que nasceram com os pés ou braços tortos e ficaram curadas após uma simples lavagem com a água milagrosa; e muitas outras. Hoje, a água milagrosa já não jorra mais da gruta de Solidão e os sertanejos têm uma explicação: depois que muita gente passou a recorrer ao local, alguns gananciosos começaram vender a água e, por castigo, a fonte secou. 

Nem por isso, os fiéis deixaram de comparecer ao santuário. Nos dias da Festa dos Romeiros, mais de cem ônibus chegam a Solidão trazendo os devotos. 

Serviço 
Santuário de Nossa Senhora de Lourdes 
Localização: Município de Solidão, a 411 Km do Recife, no sertão pernambucano. 
Acesso: PE-309 

Mariana Cordeiro faz treino e visita o santuário de nossa senhora de lourdes. PRAZER OU LOUCURA????????????

QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2010


PRAZER OU LOUCURA????????????

No último sábado, 18/09, estávamos viajando para Tabira, eu, Diego, meus filhos (Rafael e João Guilherme) e Josi (babá dos dois). Eu e Diego planejávamos fazer algum treino juntos, no sábado ou no domingo. Quando estávamos passando pela entrada de Solidão, (cidade que fica a 11 Km de Tabira) Diego falou... "- Vamos tentar fazer correndo de Tabira a Solidão? "

http://umacidadecheiadegloria.blogspot.com/

Eu topei na hora. Nem pensei duas vezes.
Lembrei de Julio... "- Quem corre 5 Km, corre 10 Km."

No sábado mesmo fiz um treino levinho, só 5 Km trotando e passeando pela cidade. Parando aqui e ali para cumprimentar os amigos.

A noite teve festa boa, -Missa do Poeta- com Irah Caldeira e banda. Mesmo dormindo tarde, lá para uma hora da manhã eu estava decidida a ir. Diego já tinha dito, "-Vamos de carro até a entrada e de lá partimos.
Achei difícil, pois a festa estava boa e ele bebendo com os amigos... Pensei ... Lá vou eu sozinha amanhã correr de novo.

Acordei animada, tomei um banho, me maquiei e tudo (mania). Pus documento, água, rapadura, dinheiro, celular, fone de ouvido, dei um cheiro em João e fui.




Comecei a correr na rua de mamãe, sem a certeza se ia mesmo para Solidão.
Quando cheguei no Clube de Campo, já tinha percorrido 3 Km. A música boa  e alta tocando, mas o dia já quente... decidi tentar. Quando cheguei na entrada completei 4 Km.






Me deu uma raiva de Diego, pois ainda faltavam 11 Km pela curta PE 309. Tirei umas fotos, fiz uma oração e mandei canela pra correr.
Percorridos 6 Km entrei no automático. Aumentei o som e fui embora. Pista boa, sem movimento grande e vista bonita de uma zona rural rica.



Numa subida grande vejo que mamãe trouxe os meninos para aguardar minha chegada.
Tiraram fotos e seguiram.


O título do post é uma pergunta... Loucura ou Prazer?
Quando faltava 5 Km o celular parou de tocar a música , aí eu fiquei com o som do tênis na pista, das pedrinhas rolando no asfalto, do vento, da minha respiração, da natureza, (bem diferente do som rotineiro de broca e compressor), e minha pergunta foi respondida. Puro prazer é correr!

Me animei no Km 9 e dei um gás. Diego parou pra me oferecer água e saber se eu estava bem. Aí eu gritei... "-Por sua causa vou correr 15 em vez de 11."

Nos últimos metros escutei aquela música de Detonautas.... (Tênis Roque) - Perfeita para ouvir correndo.
Composição: Tico Santa Cruz
Peguei meu tênis e fui atras do meu melhor
Hoje é um dia quente tudo vai mudar

É que esta estrada vive sempre cheia assim
Se eu não seguir em frente quem vai me levar ?

Tento olhar o sol
Quero me encontrar, sem medo de talvez errar então
E sempre fico assim
vou pro meu lugar
Não quero mais ficar parado em vão

E seja como for
E deixa acontecer
Seja como for

Se você não vem tudo bem vice e versa
O que é que tem vivo zen , 
eu não fico sem
Um bom motivo que me leve a um bom lugar

E quando chega a hora não demora ou ela vai passar
Eu não espero sempre faço acontecer
Sem desespero vejo o dia amanhecer

Sei que quem luta nunca vai ficar pra trás
Vem preparado que agora eu quero mais então
E que agora eu quero mais então



Foi perfeito. Cheguei bem. Pra minha surpresa, nada de dor.

19/09/2010 - Manhã - Minhas Actividades
Percurso: 15 Km e 430 metros
Tempo:  2:12:53
Tempo/Kilômetro: 8:37
Calorias Pedidas: 369






Entrada da Cidade de Solidão
Tomei uma água de coco com minha família e mamãe. Melhor trofeu não existe.


Rafael, eu, João Guilherme e Diego



Passamos na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para agradecer e terminar de pagar uma promessa que minha amiga Jeane fez pra mim em 2004. 

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Após 15 Km e uma escadaria de  muitos metros de altura
GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
Vista da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Alto da Gruta
Acho que a Acorja precisa visitar este santuário. E fazer este percurso também.

Desafio vencido, promessa paga, calorias perdidas, alegria em terminar correndo, foi impagável.


Como diz mamãe, "-Ô menina afoita".

Fui!!!!!!!!!!!!!!

Mariana Cordeiro