quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

SOLIDÃO É NOTÍCIA





FESTA DOS ROMEIROS DE SOLIDÃO FÉ E DEVOÇÃO

RELIGIÃO
FESTA DOS ROMEIROS, MUITA FÉ E TRADIÇÃO

Com uma procissão que promete reunir milhares de fiéis, termina neste domingo pela manhã a 39a Festa dos Romeiros de Solidão em honra a Nossa Senhora de Lourdes. A celebração de encerramento será presidida pelo Padre Jorge Adjan. O evento religioso promete ser marcado por inúmeras demonstrações de fé de pagadores de promessas. Para o Administrador da Paróquia, Pe. Jorge, "Solidão é a Juazeiro sertaneja".

 

Solidão: Carros de boi fazem alegria dos pequenos produtores

Extraído de: Governo do Estado do Pernambuco  -  10 de Março de 2009
Solidão foi a última cidade visitada pela comitiva do Governo do Estado Pernambuco, nessa segunda-feira (09), segundo dia da viagem que começou em Sertânia e vai até Afrânio no próximo dia 16. O município do Sertão do Pajeú recebeu o governador Eduardo Campos que deu à população carros de boi para aração de terras e uma Academia das Cidades.

Na Associação Agrícola Luiz Carolino de Siqueira, na comunidade da Barra, os moradores foram agraciados com o projeto Tração animal, que entregou 15 de carros de boi que irão trabalhar no preparo da terra dos pequenos agricultores. Foram investidos R$ 70 mil reais que irão beneficiar 30 famílias. São dois bois por carro, que traz ainda sementes de milho e feijão selecionadas, dois tambores de 220 litros, um arado, uma plantadeira manual, um pulverizador costal, um abrigo para guardar o arado, uma forrageira, um motor de acionamento e uma base de motor.
O agricultor Cleôneo Mariano de Carvalho, 63 anos, disse que antes era necessário gastar 60 reais por dia para usar um carro de boi alugado, um custo muito alto para uma população tão carente. Isso é muito importante para os pequenos produtores, que não tinham condições de se sustentar pagando aluguel de um carro de boi. Agora vai melhorar muito o plantio e a esperança é ter uma boa produção, revelou.
Da zona rural, par a zona urbana. Com recursos da ordem de R$ 368 mil, a Academia das Cidades de Solidão contará com pista de cooper, um corredor de exercícios, mesa de jogos, playground, mesa de jogos, além de uma quadra poliesportiva. O terreno da Academia mede mais de 2.000 m2 e também conta com um espaço para eventos. Profissionais das áreas de educação física e nutricionistas irão dar assistência para os frequentadores.
José Carlos, 22 anos, falou da Academia da Cidade como um aparelho de extrema importância para a população do município: Essa Academia vai ajudar a desenvolver nossa cidade, melhorando a saúde do povo, comentou.
Depois dessas ações, Eduardo seguiu para a casa da prefeita do município, Cida Caldas, para uma conversa e subiu a escadaria para rezar na gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Por fim, o governador parou no município de Afogados de Ingazeira para pernoitar, onde serão retomadas as atividades do governo itinerante pelo Sertão pernambucano, no dia seguinte.

CDL Tabira representa classe lojista no CME de Solidão

Na tarde de ontem (14), foi fundada na cidade de Solidão – em Pernambuco, a Comissão Municipal de Emprego (CME), sonho que há algum tempo vinha sendo perseguido por moradores e autoridades.
A Comissão tem a finalidade de decidir como será aplicada a verba que o Governo do Estado envia para o município, investindo na capacitação profissional de jovens entre 16 e 19 anos.
Porém, para que pudesse ser instalada na cidade, uma das exigências do Governo Estadual era a representação de uma CDL ou associação comercial no grupo. Como em Solidão não há nenhuma dessas entidades, a CDL Tabira, que fica a 16 km da região, foi chamada para fazer parte da comissão, que é composta por três representações: governo, classe lojista e indústria.




Telecentro de Solidão ganha novas máquinas
Publicada em 18/11/2005, às 17:13:54   A cidade de Solidão entrou de vez na era digital. O telecentro instalado em junho no município do sertão pernambucano, a 411 quilômetros do Recife, recebeu, no último sábado (12) da Fundação Banco do Brasil, mais oito computadores novos, que se juntam aos seis já existentes. A cidade recebeu com festa as novas máquinas que devem aumentar o número de moradores beneficiados com a inclusão digital. O telecentro de Solidão integra um dos módulos do projeto de Combate à Desertificação e Convivência com a Seca da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma).

Com pouco mais de 5.500 habitantes, sendo que desses, cerca 4.200 estão alocados na área rural, Solidão amarga graves períodos de secas e por isso foi uma das cidades contempladas pelo projeto da Sectma. A ação beneficiou 11 municípios atingidos pela seca, através da construção de cisternas, instalação de vasos sanitários com fossas secas, apoio à criação de galinhas e incentivo a apicultura, além do fortalecimento das mulheres com a capacitação de lideranças femininas sobre técnicas de comunicação que inclui a inserção de programas em rádios comunitárias.

Dos municípios beneficiados, Solidão se mostrou mais organizado e interessado em avançar no projeto e por isso a Sectma, em parceria com o Banco do Brasil, o Ministério do Planejamento e a organização Cemina, do Rio de Janeiro, avançou na inclusão digital, disponibilizando o centro de informática, chamado de Portal do Saber. Os computadores possuem sistema operacional Linux (de codificação livre e distribuição gratuita), com programas gratuitos de escritório, jogos e outros aplicativos. O local ainda conta com impressoras e conexão internet em banda larga, via satélite.

O acesso aos microcomputadores é uma grande novidade para a maioria da população de Solidão, uma vez que existem apenas computadores na sede da Prefeitura, sem disponibilidade de acesso ao público em geral.  Já estão sendo oferecidos cursos de informática básica ministrados por jovens moradores anteriormente capacitados. Segundo o gerente do projeto de desertificação da Sectma, Sérgio Mendonça, o telecentro vai oferecer cursos de computação profissionalizante para gerar renda ao Portal do Saber. “A idéia é que o telecentro seja auto-sustentável, já que é um espaço público”, diz.

A cidade já comemora o crescimento com o Portal do Saber. Segundo o vereador, Pedro Isidoro da Silva, o Tota , o telecentro já vem facilitando a vida da maioria dos jovens. “Grande parte dos jovens faziam cursos em Itabira e Afogados da Ingazeira, gastando muito com transporte. Agora só precisam atravessar a rua”, afirma Tota, que coordena na cidade o funcionamento do telecentro.

Além de pagar a locomoção, muitos perdiam a viagem por conta de problemas com a conexão discada, como destaca a estudante Adriana Gomes. “Já aconteceu de chegar lá e a aula ser cancelada. Por isso muita gente desistiu”, garante. O Portal do Saber vai ampliar os conhecimentos e as perspectivas de vida de boa parte da população de Solidão, garantindo novas oportunidades de se ganhar a vida.

Tota lembra que até mesmo para saber as notícias do que acontecia no mundo era complicado. “Jornal aqui só chega com atraso, tanto que até na rádio o pessoal lia o horóscopo do dia anterior”, comenta.  Agora, Solidão está se comunicando com o mundo. “O locutor da rádio agora confere as notícias do mundo inteiro na internet e divulga para todos os moradores”, comemora o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário