Escolha do terreno
Quarta- feira:06/03/2011
Medição do terreno:
Preparação da terra;
Organização dos canteiros e adubar;
Aguação dos canteiros;
A sementeira: repolho,quiabo,tomate,alfaces e pimentão.
Trabalhando a reciclagem
Dia 27/04/2011
Trabalhando aréa e perimetro
Medidas do canteiro de coentro:
Espaçamento do coentro:10 cm
largura:1,00 m
comprimento:1,80 m
Medidas
NA MINHA ESCOLA TEM UMA HORTA!
Professoras: Edivani e Benigna
Público Alvo – Alunos do 1º ao 5º ano
Ciclo do Ensino
Fundamental.
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Resultados previstos:
Maior integração do corpo docente;
Melhora no nível de socialização do aluno;
Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;
Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.
As turmas envolvidas no projeto poderão realizar pesquisas sobre:
O solo, o clima e os alimentos;
Os alimentos e o seu valor nutricional;
A importância do solo na reprodução de alimentos;
Os cuidados com a preparação do solo;
Alimentos e seu valor nutricional;
Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenhamos alimentos cultivados na horta;
Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada série.
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa:
Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa,os professores devem aproveitar para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela.
Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão
utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende
como manusear, com segurança, o ancinho, a pá, o regador e a sementeira.
Um quadro informativo, fixado na horta, sempre trazendo novidades sobre Ecologia,
plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho é interessante.
Preparação da terra:
Depois de uma aula sobre plantio, os alunos começam a preparar a terra afofando-a,
desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.
Desenvolvendo os conteúdos
( Cabe ao professor adaptar ao nível de sua turma )
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando
estratégias de ensino para as disciplinas curriculares, como exemplificamos a seguir:
História / Geografia:
Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas; para que fim são
destinadas ( subsistência e/ou comercialização ); se são rentáveis; por que não mudar; por que mante-las etc.
Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre
alimentos vegetais, minerais e animais de comunidades diferentes.
Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças (inclusive cascas e sementes).
Fazer a planta do local onde mora para a observação e sugestões de locais mais
apropriados para os canteiros.
Matemática:
Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo), suas
dimensões lineares, figuras geométricas etc.
Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidade, números pares e ímpares na colocação das sementes etc.
Observar e estudar, durante a colheita, tamanho, forma, quantidade e tipos de folhas, talose raízes etc.
Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de unidades dos ingredientes, pesos, medidas etc.
Trabalhar conceitos matemáticos relacionados ao espaço da horta como área e perímetro.
Na semeadura contagem de sementes e medida dos sulcos ou covas, explorando o
reconhecimento de formas geométricas e o uso dos sistemas de medida.
Ciências:
Situar o desenvolvimento da planta no tempo, desde sua germinação até a colheita.
Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde, para posterior comparação com outros meses do ano.
Contrastar o clima durante as estações do ano.
Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
Exposição de trabalhos sobre a semente, o desenvolvimento das plantas, os animais da horta.
Trabalhos sobre a produção de transgênicos e orgânicos no município e no estado.
Palestras, vídeos sobre alimentação saudável.
A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo.
Reconhecer a importância da cadeia ecológica etc.
Português:
Escrever frases sobre a importância das hortaliças, sua utilidade, suas propriedades etc.
Escolher aquelas que mais lhe agradam ao paladar e narrar de que maneira mais gostam de comê-las.
Trazer de casa diversas receitas com hortaliças (pesquisa).
Criar histórias e personagens com as hortaliças.
Construir um final para a história iniciada pela professora, usando a horta, hortaliças,
vitaminas, sais minerais e concluir com um título etc.
Semanalmente as crianças podem fazer individualmente o registro pôr meio de desenho ou escrita do estágio do desenvolvimento que a planta se encontra. O montante de registro de cada criança comporá uma seqüência com todo o processo de desenvolvimento dotrabalho que culminará com a colheita e preparo do alimento para que todos comam.
Produções textuais, histórias em quadrinho, poesias e músicas sobre as minhocas.
Produção de livros com as receitas que foram degustadas no desenvolver do projeto.
Destino das verduras
As verduras são encaminhadas para a complementação do cardápio escolar. “É uma iniciativa que visa a garantia de uma atitude positiva na contribuição de vitaminas e minerais na alimentação servida aos alunos para a promoção da qualidade de vida”. A horta no espaço escolar tem a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral das crianças, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. “Esse trabalho contribui para o aprendizado das crianças porque dialoga com os conteúdos previstos”.
Parabéns, por seu trabalho e a proposta de uma interdisciplinaridade, pois sabemos o quanto isso muitas vezes ficam no papel.
ResponderExcluirSucesso!